Problema Roteamento Rotula

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Carclb
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Problema Roteamento Rotula

Mensagem por Carclb »

Bom Dia Amigos,

Tem um problema de roteamento que verifiquei em uma rotula aqui em Caxias do Sul - RS ( posic.Aproximada S29.18541 W51.24751 ) que não consegui identificar.
Na parte inferior da rotula o roteamento não contorna da esquerda para a direita atravessando a pista principal.
A primeira imagem mostra roteamento feito da Estrada Municipal Arziro Galafassi para a RSC-453 logo a direita no mapa.
Deveria apenas contornar a rotatoria:
Imagem

No segundo exemplo forcei o roteamento dentro da rotula com ponto inicial a esquerda e final a direita, vejam que não esta atravessando a pista RSC-453. Da impressao que tem alguma restricao nesse nó, porem não achei nada no editor:
Imagem

OBS1: Tentei simular no GPS os mesmos exemplos e o resultado é igual.

OBS2: Mais acima no mapa tem outra rotula que não tem esse problema ( S29.16413 W51.24270 ), somente teria que aplicar algumas restricoes de manobra direta e forcar o contorno no roteamento...


Se puderem me ajudar a descobrir o motivo eu agradeço.


Obrigado

 


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Re: Problema Roteamento Rotula

Mensagem por afmenez »

Não sei se descobri o motivo do problema, mas acabei refazendo a rótula com mais detalhes. O GPS evita fazer curvas com mais de 90°, esse problema foi corrigido colocando os links de acesso à rótula.

Vamos aguardar a propagação dos dados para testar como ficou o roteamento.
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Thundercel
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Re: Problema Roteamento Rotula

Mensagem por Thundercel »

Dei uma olhada nesses acessos e nada constatei de inconsistente nele apesar de observar que voce editou recentemente o local.

Gostei porque não colocou voce a tag rondabout como muitos fazem. Rotatória não pode ter via cruzando seu interior até porque pelo CTB tem preferencia de passagem quem trafega pela rotatória. Venho editando e excluindo muitas tags roundabout inseridas indevidamente por aí.

Aproveito para comentar que observo ali na área muita via formatada com acesso privado. Seria interessante em vez de privado formatar como destination permitindo que o condutor, com seu gps, seja roteado para um ponto na via dentro do acesso privado.
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Carclb
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Re: Problema Roteamento Rotula

Mensagem por Carclb »

Afmenez, era exatamente o que eu iria fazer, porem só fiquei na duvida por esse detalhe do roteamento.
Eu até pensei nos 90°, mas na verdade não chegava a tanto...
Bom, mas o trabalho ficou perfeito. Vamos aguardar a nova versão para testar.

Thundercel, quanto a Rotatorias eu li bastante o forum e estou ligado.
Sobre as vias de acesso privado, eu nem sabia desse detalhe, mas acho interessante tambem, assim os
acessos a shoppings e espaços publicos podem ser roteados ate o seu estacionamento. ja as vias privadas
dentro de areas privadas ( Empresas..Etc.. ) normalmente terão portões de acesso fechados, mas não
custa nada definir essas vias tambem. Assim que tiver tempo vou reclassifica-las.

Obrigado

Carlos Luis
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Thundercel
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Re: Problema Roteamento Rotula

Mensagem por Thundercel »

ja as vias privadas dentro de areas privadas ( Empresas..Etc.. ) normalmente terão portões de acesso fechados, mas não custa nada definir essas vias tambem. Assim que tiver tempo vou reclassifica-las.
Elas podem ter portões fechados, mas permitem o ingresso aos autorizados no portão.

As vias internas dessas tenho formatado o accesso como "destination" e não "privado" permitindo que um ponto no interior da área seja para ele roteado. Quando formatado "destination" o roteamento considera somente destinos internos na área e não cruzamentos da área.

Para essas áreas, na(s) via(s) de entrada, crio um nó(se não existir) no portão e nele, nesse nó, coloco as seguintes etiquetas:
name = nome igual ao da área
entrance = Yes
barrier=gate
access=destination
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Re: Problema Roteamento Rotula

Mensagem por afmenez »

Thundercel escreveu:
ja as vias privadas dentro de areas privadas ( Empresas..Etc.. ) normalmente terão portões de acesso fechados, mas não custa nada definir essas vias tambem. Assim que tiver tempo vou reclassifica-las.
Elas podem ter portões fechados, mas permitem o ingresso aos autorizados no portão.

As vias internas dessas tenho formatado o accesso como "destination" e não "privado" permitindo que um ponto no interior da área seja para ele roteado. Quando formatado "destination" o roteamento considera somente destinos internos na área e não cruzamentos da área.
Eu vinha usando "customer" para estacionamentos comerciais, "destination" para áreas públicas e vias em obras com "acesso local", e "private" para condomínios fechados e empresas. A tua sugestão então é para nunca usar a tag de access=private?
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Thundercel
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Re: Problema Roteamento Rotula

Mensagem por Thundercel »

Eu vinha usando "customer" para estacionamentos comerciais
A tradução de "customer" é "cliente".

O emprego dessa key:access=customer está sendo debatido em http://wiki.openstreetmap.org/wiki/Prop ... /customers" onclick="window.open(this.href);return false; Por ali identificamos na discussão que o emprego da key:access=destination é mais do que suficiente e substitui aquela.

A página que cita padrões para emprego da Key:access é vista em http://wiki.openstreetmap.org/wiki/Key:access" onclick="window.open(this.href);return false; e ali podemos identificar o "customer" sub-judice.

A comunidade brasileira padronizou o uso do access no Brasil e esse está exposto em http://wiki.openstreetmap.org/wiki/Pt-br:Key:access" onclick="window.open(this.href);return false;

Dali podemos extrair:
access=unknown As condições de acesso são desconhecidos ou confuso. Este é o valor padrão para a maioria dos recursos.
access=yes O gente tem, legalmente consagrado o direito de acesso, ou seja, é um direito de passagem.
access=designated O caminho é uma rota preferencial / designado para um determinado tipo ou tipos de veículos (de direito ou de outra forma), mas não é obrigatório, muitas vezes marcadas por um sinal de trânsito.
access=official O jeito é dedicado a uma modalidade específica do curso de direito. Geralmente marcada por sinais de trânsito e exclusivo.
access=destination O público tem direito de acesso apenas se este é o único caminho para seu destino.
access=agricultural Só para tráfego agrícola.
access=forestry Só para tráfego de silvicultura.
access=delivery Este percurso só pode ser utilizado para entregar as mercadorias a um cliente.
access=permissive O dono dá permissão geral de acesso.
access=private O proprietário pode conceder permissão a título individual.
access=no Acesso por este modo de transporte não é permitido, eles não têm o direito de passagem.
NOTA: OBSERVE QUE A COMUNIDADE BRASILEIRA NÃO TRATA "customer".

Lembro que estamos tratando de roteamento e analisando as TAGs voltadas para ele.

Estando como access privado o roteamento só ocorre até a entrada da área privada e não roteia para pontos internos nessa área. Já estando com "acesso destination" ele conduz o condutor até um ponto destino dentro da área.

Se observar todos os condomínios aqui no Rio de janeiro estão com as vias internas formatadas com access destination.

A área pode ser privada, mas autorizado o condutor pode navegar roteado até um ponto dentro dela.
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Re: Problema Roteamento Rotula

Mensagem por hctomio »

Carlb, não sei se vc já tem conhecimento, mas pode obter mapas atualizados diariamente no http://www.cocardl.com.br/maps/gmapsupp/" onclick="window.open(this.href);return false;

Apena aguarde uns dois dias, para as edições surtirem resultado com a propagação, com comentou o afmenez.

(E eu aqui aprendendo um monte com os comentários de vcs...blz) :)
Mapeador OpenStreetMap (OSM) desde 09/01/2014
Garmin 2580TV (mapas CocarDL)
Samsung G360 (mapas OSM): 7ways, Osmand, Mapfactor, Maps.ME, Víago
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afmenez
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Re: Problema Roteamento Rotula

Mensagem por afmenez »

Thundercel escreveu:
afmenez escreveu:Eu vinha usando "customer" para estacionamentos comerciais
A tradução de "customer" é "cliente".

O emprego dessa key:access=customer está sendo debatido em http://wiki.openstreetmap.org/wiki/Prop ... /customers" onclick="window.open(this.href);return false; Por ali identificamos na discussão que o emprego da key:access=destination é mais do que suficiente e substitui aquela.

A página que cita padrões para emprego da Key:access é vista em http://wiki.openstreetmap.org/wiki/Key:access" onclick="window.open(this.href);return false; e ali podemos identificar o "customer" sub-judice.
O "customer" está disponível no ID, e a conversão com o mkgmap parece funcionar bem. Concordo com a proposta em que nenhuma outra das alternativas contempla o mesmo significado. Pretendo continuar utilizando.
Thundercel escreveu: A comunidade brasileira padronizou o uso do access no Brasil e esse está exposto em http://wiki.openstreetmap.org/wiki/Pt-br:Key:access" onclick="window.open(this.href);return false;
(...)
NOTA: OBSERVE QUE A COMUNIDADE BRASILEIRA NÃO TRATA "customer".
Sim, acredito que o padrão tenha sido feito antes de ser criado esse novo modo e precisa de revisão.
Thundercel escreveu: Lembro que estamos tratando de roteamento e analisando as TAGs voltadas para ele.

Estando como access privado o roteamento só ocorre até a entrada da área privada e não roteia para pontos internos nessa área. Já estando com "acesso destination" ele conduz o condutor até um ponto destino dentro da área.

Se observar todos os condomínios aqui no Rio de janeiro estão com as vias internas formatadas com access destination.

A área pode ser privada, mas autorizado o condutor pode navegar roteado até um ponto dentro dela.
Hum, aqui eu discordo. Acho que os tags têm que ser colocados de acordo com a situação real, e não visando apenas o roteamento. Se o "access=private" não permite o roteamento, isso tem que ser resolvido na conversão do mkgmap, e não evitando o tag no OSM quando ele é apropriado.

Vou ver se consigo modificar isso no kit de compilação.

[]s,

Alexandre
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Re: Problema Roteamento Rotula

Mensagem por Thundercel »

O "customer" está disponível no ID, e a conversão com o mkgmap parece funcionar bem. Concordo com a proposta em que nenhuma outra das alternativas contempla o mesmo significado. Pretendo continuar utilizando.
Me permita discordar.
Mesmo disponivel no ID não significa que é empregado no Brasil. Por isso existe a pagina criada pela comunidade brasileira padronizando as tags empregadas no Brasil. Se pretende continuar utilizando sugiro que abra nova discussão no forum do Brasil em http://forum.openstreetmap.org/viewforum.php?id=74" onclick="window.open(this.href);return false; de forma que o padrão para o Brasil em http://wiki.openstreetmap.org/wiki/Pt-br:Key:access" onclick="window.open(this.href);return false; seja alterado e nele incluido essa TAG.

Como sabemos a definição de cliente é: - cliente é aquele que compra bens ou serviços.

Compreenda que nem sempre é um "cliente" que necessita ingressar na área.

Por isso defendo a TAG destination porque ela permite entrada na área dos "clientes" e demais que não são, mas que a ela se destinam em cumprimento a algum serviço publico ou privado.
Sim, acredito que o padrão tenha sido feito antes de ser criado esse novo modo e precisa de revisão.
O padrão brasileiro foi estabelecido depois e mesmo assim não sou favoravel a empregar TAG que não esteja em padrão brasileiro.
Hum, aqui eu discordo. Acho que os tags têm que ser colocados de acordo com a situação real, e não visando apenas o roteamento. Se o "access=private" não permite o roteamento, isso tem que ser resolvido na conversão do mkgmap, e não evitando o tag no OSM quando ele é apropriado.
Aí é questão de opinião. Para mim situação real é aquela que qualquer condutor se destina a area privada e para voce é somente o condutor cliente.
Confesso que estou imaginando onde selecionar cliente na configuração do GPS. Acredito que o algoritmo garmin não reconheça isso.

Não sei como faria voce para nos styles do mkgmap diferenciar o private que aceita destination do que não aceita.
MARCIO MARQUES SOARES
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