Ajuste Velocidade Máxima Via

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afmenez
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Re: Ajuste Velocidade Máxima Via

Mensagem por afmenez »

Thundercel escreveu:
afmenez escreveu:Mas se o limite de velocidade da ES-060 é maior, por que forçar o trajeto pela BR-101?
Nem sempre uma rota que tem trechos de vias que permitem maior velocidade é a mais rápida.

Seguindo pela ES-060 poderá o condutor desenvolver maior velocidade nela, entretanto ela termina em Vila Velha - ES e para se retornar para a BR-101 ao Norte, é necessário trafegar por dentro de Vila Velha e depois por dentro de Vitória.

O constante transito em Vila Velha e Vitória nunca permite o desenvolvimento da velocidade máxima estabelecida para as vias que cruzam as cidades. Pode ser que no período da madrugada se consiga.

Pela BR-101 o transito flui normalmente.
OK, mas o GPS não leva isso em conta na hora de calcular o melhor trajeto? Eu sou contra esse tipo de jeitinho para forçar um caminho específico, acredito que uma das grandes vantagens do GPS é mostrar caminhos melhores do que os óbvios. Acredito que o mapa deve sempre refletir a situação real, para o GPS poder fazer o seu trabalho.

Noto que ultimamente tem acontecido isso no Tracksource também, o mapeador está mudando os limites das vias para que o GPS trace os caminhos que ele gosta, só que a estrada que é engarrafada no horário que ele usa é o melhor caminho nos finais de semana, que é quando eu uso.

 


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Thundercel
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Re: Ajuste Velocidade Máxima Via

Mensagem por Thundercel »

OK, mas o GPS não leva isso em conta na hora de calcular o melhor trajeto? Eu sou contra esse tipo de jeitinho para forçar um caminho específico, acredito que uma das grandes vantagens do GPS é mostrar caminhos melhores do que os óbvios. Acredito que o mapa deve sempre refletir a situação real, para o GPS poder fazer o seu trabalho.

Noto que ultimamente tem acontecido isso no Tracksource também, o mapeador está mudando os limites das vias para que o GPS trace os caminhos que ele gosta, só que a estrada que é engarrafada no horário que ele usa é o melhor caminho nos finais de semana, que é quando eu uso.
É uma opinião divergente da minha que venho experimentando desenvolvimento de mapa há vários anos.

Existem duas possibilidades de roteamento: caminho mais rápido e caminho mais curto.

Não está aqui sendo tratado caminho mais curto porque para esse o algoritmo garmin busca tão somente distancia e opta pela menor.

Já para caminho mais rápido muitos fatores são analisados pelo algoritmo.

Em que pese que esses fatores ainda são uma incógnita porque a garmin não trata do assunto (fecha a 7 chaves), a experiência adquirida nos exaustivos testes que fizemos nos demonstrou que a classe de via e a velocidade em muito influenciam no roteamento para caminho mais rápido.
acredito que uma das grandes vantagens do GPS é mostrar caminhos melhores do que os óbvios
Creio que se equivocou aqui. O algoritmo só tem condição de rotear pelo caminho óbvio tendo como referencia as classes e velocidades estabelecidas para a vias. Quem mostra o melhor caminho é o desenvolvedor do mapa que conhece a área.

O que chama voce de "jeitinho para forçar um caminho específico" é uma necessidade já que o algoritmo não tem como contemplar situações específicas. Nesse aspecto o conhecimento da área e bom senso devem atuar se sobrepondo ao algoritmo, ao óbvio.

Todos sabem que nem sempre a via que permite uma maior velocidade é o caminho mais rápido. A velocidade desenvolvida em uma via depende dos seguintes fatores:
- velocidade máxima permitida contida na sinalização R19
- semáforos
- tráfego
- tudo mais que possa reduzir a velocidade não permitindo que se mantenha uma média igual a máxima permitida para a via.

Cito como exemplo prático a BR-101 Av Brasil em seu trecho que cruza a cidade do Rio de Janeiro. A velocidade máxima permitida nela é 90 km/h e assim consta da KEY: maxspeed no OSM. Devido ao intenso tráfego nessa via, em especial de caminhões, , inclusive nos finais de semana. Em qualquer dia da semana nunca se consegue nela uma velocidade média superior a 60 km/h.

Por essa e outras inúmeras razões que nos styles default do Mkgmap existem "jeitinhos" particularizando determinadas situações em alguns países.

Não sei se participa voce da lista de desenvolvimento do Mkgmap, mas nela agora está sendo debatido "jeitinhos" para particularizar velocidades de vias em determinados países uma vez que o style roadspeed default generalisa. Na príxima versão do Mkgmap já deverá vir esse style modificado.

Mensagem hoje nessa lista postada pelo Gerd que vem a ser o principal desenvolvedor do Mkgmap:
Hi all,

okay, here is my next proposal for the include.
I've removed the additional rules to delete maxspeed
and changed the threshold values so that the
values are set according to the table at the top .

If I here no complains I'll commit it on wednesday.

Gerd
MARCIO MARQUES SOARES
Administrador
http://gpsinfo.com.br | http://maparadar.com | http://cocardl.com.br
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