Incluir Ponto de Interesse

Avatar do usuário
Thundercel
Fundador
Fundador
Mensagens: 752
Registrado em: 02 Ago 2013, 17:28

Incluir Ponto de Interesse

Mensagem por Thundercel »

Incluir ponto de interesse - POI

MARCIO MARQUES SOARES
Administrador
http://gpsinfo.com.br | http://maparadar.com | http://cocardl.com.br

 


COCAR-DL DOAÇÕES

A melhor maneira de se garantir que o site COCAR-DL, os arquivos de alerta e mapas continuem disponíveis, é fazendo uma doação de qualquer valor em PIX ou, sem custo, selecionando o segundo meio abaixo:

 

 PIX  PIX
CPF 609.970.608-91 Selecione, entre e assista uma das propagandas do Google Adsense estampadas no site.
Nepomuceno
Usuários Registrados
Mensagens: 4
Registrado em: 26 Fev 2014, 20:16
Residencia: Brasil - Ceará - Fortaleza

Re: Incluir Ponto de Interesse

Mensagem por Nepomuceno »

Grande Thundercel, saudações.
Primeiramente receba meus cumprimentos pois Colaboradores como você e o Paulo Carvalho, além de outros abrilhantam que abrilhantam este fórum são, de fato, Colaboradores com C maiúsculo. Receba meu apreço e meu amplexo.
Gosto de mapear e o OSM, o Cocar-DL e seus Kits são tesouros para mim. Trabalho com georreferenciamento para regularização fundiária e engenharia, no mais das vezes em locais muito ermos, remotos e ainda não mapeados. Daí, parte da minha preparação é mapear a área onde vou trabalhar e com isso tenho um ganho imenso na minha logística, pois nosso pessoal de campo trabalha com 6 a 8 equipamentos de navegação, com os mapas mais atualizados que as vezes faço no dia anterior.
Sem mais delongas, tenho uma dúvida um tanto trivial: ao mapear um local como a sede de uma fazenda, um pequeno povoado (- de 30 edificações), um prédio empresarial, um posto de gasolina por vezes tenho dúvidas entre usar o ponto ou uma área.
Confesso que em poucas buscas pela rede não encontrei respostas satisfatórias. Não consegui criar na minha cabeça um padrão, uma regra, uma rotina. Li o básico do OSM, como desenvolvo pro TS li o manual de formatação deles e também vi alguns vídeos do youtube.
Se não for incômodo, por gentileza divague sobre este assunto, expanda-o, nos esboce seu entendimento sobre o limite entre área e ponto e tão importante quanto, quais as implicações por exemplo ao buscar um local que pode estar como área ou como ponto.
Desde já meu muito obrigado.
Você Brilha!!!
Daniel de Góes Nepomuceno
http://www.topographus.com.br
Avatar do usuário
Thundercel
Fundador
Fundador
Mensagens: 752
Registrado em: 02 Ago 2013, 17:28

Re: Incluir Ponto de Interesse

Mensagem por Thundercel »

Nepomuceno,
ingressei no Projeto OSM ao final de 2013 quando decidimos criar o site COCAR e por ele conpartilhar o conhecimento adquirido, inclusive disponibilizando KITs para que o usuário compile ele mesmo os dados da base OSM.

Sem dúvida alguma o Projeto OSM é bem superior ao Tracksource porque enquanto o Tracksource atribui responsabilidades de áreas do mapa a determinados elementos, o OSM é de responsabilidade de todos onde qualquer um pode editar os dados contidos na base, alterar e produzir o mapa com os dados alterados.
o mapear um local como a sede de uma fazenda, um pequeno povoado (- de 30 edificações), um prédio empresarial, um posto de gasolina por vezes tenho dúvidas entre usar o ponto ou uma área.
No arquivo bat do nosso KIT identificará voce a linha:

Código: Selecionar todos

--add-pois-to-areas ^
A descrição desse comando para o Mkgmap é encontrada em http://wiki.openstreetmap.org/wiki/Mkgmap/help/options" onclick="window.open(this.href);return false; . Na verdade ele diz para o Mkgmap criar um POI virtual no centro geométrico da área.
Com isso já pode depreender você que criado a área de uma fazenda e configurada a área como tal não se faz necessário criar um POI para ela porque esse POI é automaticamente criado pelo Mkgmap.

No OSM a delimitação de uma área é tratada como polígono ou multipolígono. O polígono é uma área delimitada e fechada e pode você empregar para delimitar uma área de fazenda, seus limites, tendo em mente que os segmentos de reta que delimitam a área devem se fechar de forma que a área não fique quebrada.
Na configuração do polígono deve empregar a TAG landuse=farmland (veja em http://wiki.openstreetmap.org/wiki/Tag:landuse%3Dfarm" onclick="window.open(this.href);return false; ) ou landuse=farmyard (veja em http://wiki.openstreetmap.org/wiki/Tag: ... 3Dfarmyard" onclick="window.open(this.href);return false; )

Um multipolígono já é tratado diferente e seu entendimento é mais compilado porque forma uma relação ( http://wiki.openstreetmap.org/wiki/Talk ... ltipolygon" onclick="window.open(this.href);return false; ) onde os limites de uma fazenda, por exemplo, fazem parte da configuração OUTER (externo) do multipoligono e onde internamente se desejaria inserir objetos formatados como áreas (edificações, rios, lagos, etc.), entretanto se deve ter em mente que no OSM não é correto empregar a configuração multipoligono para retratar como INNER (interno) áreas que fazem parte da externa.
Por exemplo: se existe uma edificação dentro da fazenda aquela edificação é da fazenda e por isso não se deve configura-la como inner. Já um lago dentro da área da fazenda, apesar de estar dentro da área, não faz parte da fazenda e esse sim, seria configurado como inner.
No seu caso é melhor empregar poligonos e não multipolígono.
MARCIO MARQUES SOARES
Administrador
http://gpsinfo.com.br | http://maparadar.com | http://cocardl.com.br
Nepomuceno
Usuários Registrados
Mensagens: 4
Registrado em: 26 Fev 2014, 20:16
Residencia: Brasil - Ceará - Fortaleza

Re: Incluir Ponto de Interesse

Mensagem por Nepomuceno »

Mais uma vez, obrigado.
Uso o polígono muitas vezes, o multipolígono acho que nunca usei.
A minha dúvida era mais sombre ponto e polígono, mas como demonstrou, um POI virtual é criado.
Assim, já me elucidou muita coisa e acredito posso começar a escrever minhas primeiras "linhas de comando".
Um abraço.
Daniel de Góes Nepomuceno
http://www.topographus.com.br
Avatar do usuário
hctomio
Moderador
Mensagens: 246
Registrado em: 17 Abr 2014, 20:28
Residencia: BR - SC - Jaragua do Sul

Re: Incluir Ponto de Interesse

Mensagem por hctomio »

Nepomuceno,

O OSM usa tres elementos para represntar objetos: o ponto, a linha e a área.
Então vc pode usar aquele que achar adequado, mas o importante sãoa s tag's que vc vai usar para identificá-lo: amenity, office, landuse,..

Um posto de gasolina pode ser mapeado como um ponto ou uma área. O compilador Cocar está preparado para reconhecer ambos.
Assim é para igrejas, comercios, industrias,...

Existe uma comunidade do talk-osm que vc também pode tirar suas dúvidas.

Se quiser consultar o arquivo de mensagens desta comunidade:
http://blog.gmane.org/gmane.comp.gis.op ... .region.br" onclick="window.open(this.href);return false;
Mapeador OpenStreetMap (OSM) desde 09/01/2014
Garmin 2580TV (mapas CocarDL)
Samsung G360 (mapas OSM): 7ways, Osmand, Mapfactor, Maps.ME, Víago
Responder