Forum Técnico do KIT

hctomio
Moderador
Residencia: BR - SC - Jaragua do Sul

Re: Forum Técnico do KIT

Mensagem por hctomio »

Ok Thundercel.
Faço votos de felicidades e muitas alegrias na sua nova moradia :D

Muito interessante o que vc descreveu. Parece condizer com o comportamento que está o ocorrendo.
Mas existem algumas coisas intrigantes :
- Refiz o teste ontem, criando uma rota entre Mossoro e Fortaleza, usando arquivo compilado com o novo mkgmap.
Deixando o gps com a rota ativa, ao ir no mapa próximo de entrar em Fortaleza, vc percebe o deslocamento do carro em relação a via.
Como é uma simulação, isto não deveria ocorrer, pq não estamos usando os sinais de satélite.
E ao dar zoom na cidade de Fortaleza, parece que a maioria das vias da cidade desapareceram.

Usando o mapa da Cocardl de Jan, o comportamento é diferente.
Meu palpite é de algum problema no novo mkgmap ou de configuração.

Vou tentar achar o compilador antigo e recompilar novo mapa e comparar os resultados.
Mapeador OpenStreetMap (OSM) desde 09/01/2014
Garmin 2580TV (mapas CocarDL)
Samsung G360 (mapas OSM): 7ways, Osmand, Mapfactor, Maps.ME, Víago
Thundercel
Fundador
Fundador
Residencia: BRASIL - ES - VILA VELHA

Mensagem por Thundercel »

Deixando o gps com a rota ativa, ao ir no mapa próximo de entrar em Fortaleza, vc percebe o deslocamento do carro em relação a via.
Como disse isso se deve ao sistema estar processando o mapa base e não o mapa carregado e habilitado para navegação.
Como é uma simulação, isto não deveria ocorrer, pq não estamos usando os sinais de satélite.
Correto, mas tenha em mente que mesmo em simulação o mapa base atua quando o sistema não consegue rotear pelo mapa habilitado.
E ao dar zoom na cidade de Fortaleza, parece que a maioria das vias da cidade desapareceram.
Essa informação coincide com o que eu disse quanto ao mapa base estar atuando. O mapabase não tem nele as vias residenciais e muitas terciárias e secundarias. Ele só contempla as pirarias e as de nivel superior a essas.
MARCIO MARQUES SOARES
Administrador
http://gpsinfo.com.br | [Link externo oculto para visitantes] | http://cocardl.com.br
Thundercel
Fundador
Fundador
Residencia: BRASIL - ES - VILA VELHA

Mensagem por Thundercel »

Meu palpite é de algum problema no novo mkgmap ou de configuração.

Vou tentar achar o compilador antigo e recompilar novo mapa e comparar os resultados.
Já o meu palpite é que alguma edição foi feita na área que está acarretando descontinuidade de via fazendo com que o mapa base atue.

Conta o OSM com uma excelente ferramenta que é o OSM Inspector. Veja em [Link externo oculto para visitantes]" onclick="window.open(this.href);return false;

Por ele selecione em "VIEW", no canto superior esquerdo, "routing".

Nessa função identificamos problemas de edição que irão afetar no roteamento.

De especial atenção as marcações na cor rosa que significa pela legenda a esquerda "islands". Isso quer dizer que o editor desenhou vias, mas deixou de interconectar a via com outra, criando dessa forma uma ilha.

Com essa ferramenta podemos aos poucos ir corrigindo erros de edições e onde devemos dar especial atenção quando o erro tratar-se em rodovia.

Por ela acabei de corrigir um trecho da BR-020 que estava em construção, mas que o editor manteve o sentido unico formando "island". Corrigido em [Link externo oculto para visitantes]" onclick="window.open(this.href);return false;
MARCIO MARQUES SOARES
Administrador
http://gpsinfo.com.br | [Link externo oculto para visitantes] | http://cocardl.com.br
hctomio
Moderador
Residencia: BR - SC - Jaragua do Sul

Mensagem por hctomio »

Desculpe-me mas somente agora vi esta mensagem.

Sabia deste aplicativo da geofabrik, mas não conhecia este "routing".

Show de bola!!! Vou ficar mais atento nas vias para corrigir os erros!!

P.S. (17:40h) Já achei e corrigi mais uma dezena de vias. Muito bom esse routing.
Mapeador OpenStreetMap (OSM) desde 09/01/2014
Garmin 2580TV (mapas CocarDL)
Samsung G360 (mapas OSM): 7ways, Osmand, Mapfactor, Maps.ME, Víago
afmenez
Moderador
Residencia: Brasil - RS - Porto Alegre

Mensagem por afmenez »

Eu também nunca tinha usado essa ferramenta, muito boa mesmo. Acabei de corrigir dezenas de vias não conectadas em Porto Alegre e arredores.
Responder