Documentação:
Projeto "[Link externo oculto para visitantes]"
Sub-Projeto "[Link externo oculto para visitantes]"
1. Baixar SHP do [Link externo oculto para visitantes] somente na área a ser trabalhada:
Cuidar para que a área selecionada fique no limite de cerca de 1MB para o .shp (para manter o limite de 50.000 objetos para upload no JOSM). Equivale a aproximadamente 50 quadras regulares (cerca de 5.000 polígonos de prédios).


2. Abrir o .SHP no QGIS e salvar novamente como novo arquivo, convertendo o CRS (sistema de coordenadas) do original SAD69 para WGS84:EPSG 4326 como usado no OSM (imagem abaixo).
Eventualmente podem também ser filtrados no QGIS os prédios do material da prefeitura que estejam em conflito de intersecção com o existente no OSM (imagem ao lado: previamente baixados com overpass, em amarelo na imagem), removidos (em laranja na imagem) e salvos os sem conflito (em verde na imagem) em novo arquivo .shp, para facilitar o trabalho no JOSM de verificação de conflitos externos.


3. Converter no QGIS os valores do campo "BASE" (que contém a indicação de nível de implantação do prédio sobre o terreno), do sistema SAD69 para WGS84, adicionando a diferença de 4.37m:
Abrir a Tabela de Atributos, clicar no botão Field Calculator (Calculadora de Campos), marcar opção "Atualizar campo existente", escrever na janela de expressão a fórmula: "BASE"+4.37 e executar. Salvar o arquivo. (Imagem abaixo).
(Os nomes dos campos "BASE" e "ALTURA" podem ser alterados posteriormente no JOSM, respectivamente, para as tags [Link externo oculto para visitantes] e [Link externo oculto para visitantes].)

4. Abrir o .SHP (previamente convertido para WGS84:EPSG 4326) no JOSM usando o plugin OpenData, e salvar como .osm.
IMPORTANTE: Cuidados prévios:
Confirmar previamente no QGIS a conversão do .shp para WGS84:EPSG 4326, caso contrário o deslocamento pode ser grande (cerca de 10m).
Na imagem abaixo, comparação entre material com conversão (azul) e sem conversão (vermelho) para WGS84:EPSG 4326:

Evitar cortar prédios ao selecionar no site da prefeitura (imagem abaixo). Selecionar por ruas ou vazios urbanos para selecionar os prédios inteiros.
Verifique com a imagem se o prédio está realmente íntegro após abrir no JOSM. Caso contrário, descarte-o desta importação e faça download inteiro em outro momento.

5. Alterar as tags do original para tags válidas no OSM:
Selecionar "somente" os multipolígonos (search type:relation) e adicionar tag [Link externo oculto para visitantes];
Selecionar "somente" os ways que "não" pertencem a multipolígonos (search type:way; remover da seleção role:inner e role:outer) e adicionar tag [Link externo oculto para visitantes];
Substituir "somente" o nome da tag BASE= * pela tag válida [Link externo oculto para visitantes];
Substituir "somente" o nome da tag ALTURA= * pela tag válida [Link externo oculto para visitantes].

Corrigindo conflitos internos e externos ao material
Imagery (JOSM/iD)
TMS
Código: Selecionar todos
http://{switch:a,b,c}.tiles.mapbox.com/v4/openstreetmap.map-inh7ifmo/{zoom}/{x}/{y}.png?access_token=pk.eyJ1Ijoib3BlbnN0cmVldG1hcCIsImEiOiJncjlmd0t3In0.DmZsIeOW-3x-C5eX-wAqTw
Passar o validador do JOSM nos dados, sem fazer download da área do OSM. Resolver conflitos internos:

Erros
Building duplicated nodes: selecionar todos os com conflito, e resolver com fix (executará merge). Ou, adicionar layer=1,2,..., conforme camada.
Avisos
Intersection between multipoligon ways:
Deletar o multipolígono a que pertencem os ways e colocar [Link externo oculto para visitantes] somente nos ways.
Building inside building:
Resíduos (triangulares): adicionar tag [Link externo oculto para visitantes],... conforme camada. Adicionar a estes ways a tag [Link externo oculto para visitantes]isto é resíduo de desenho a remover?.
Demais casos de partes do prédio: Adicionar [Link externo oculto para visitantes]1,2,... somente no way com maior altura (conforme tag [Link externo oculto para visitantes]).
Se o outro way no conflito (ou multipolígono) já tem layer=1, adicionar layer=2. Polígono de térreo (em geral o maior) deve ficar sem tag [Link externo oculto para visitantes]*(zero).
Self-intersecting ways:
Selecionar o way e seu nó onde ocorre a intersecção, fazer split (P), deletar a parte que ficou interna, e confirmar se permaneceu outro way (distinto) que já havia no mesmo local.
Adicionar a tag [Link externo oculto para visitantes]verificar height e layer a todos os ways contendo layer.
Eventuais outros conflitos, examinar caso a caso.
Exemplo caso Leblon: 01 Errors; 34 Warnings; 100% resolvido e validado.
Conflitos externos
Fazer download do existente no OSM, e novamente passar o validador, agora para verificar conflitos geométricos dos prédios a importar com objetos existentes no OSM. Resolver conflitos com o existente:

Avisos
Building inside building: casos de prédios já mapeados; resolução:
ou separar e remover desta importação o novo prédio a ser importado, para posterior verifcação com o material existente;
ou substituir a geometria anterior pela nova, conservando o histórico, usando CTRL+SHIFT+G (somente para ways, não multipolígonos).
Resolvido este, passar novamente validador, pois demais conlfitos podem ter sido resolvidos com isto.
Crossing Buildings: Ídem ao caso anterior de Building inside building. Ou, casos de nós entre prédios vizinhos: fundir somente os nós de perímetro, não deixando linhas ou nós de prédios dentro de outros prédios vizinhos.
Crossing ways: confirmar o alinhamento correto usando a imagem e os traçados de GPS e Strava; realinhar, conforme o caso: ou os prédios novos a serem importados, ou vias ou outros prédios envolvidos no conflito.
Eventuais outros conflitos, examinar caso a caso.
Exemplo caso Leblon:
Building inside building e Crossing Buildings: não haviam casos (previamente removidos onde já haviam existentes).
Crossing ways: 04 casos de vias, resolvidos: Shift+I (adiciona nó no cruzamento com via); realinhamento de 02 vias.
Finalizando
Após 100% validado (interna e externamente), proceder importação:
Changeset Comment: #RioOlympicsMapping - Import IPP Buildings (mais breve descrição das alterações).
VIA TASK MANAGER: #osmtm-co-project-14 #RioOlympicsMapping - Import IPP Buildings (mais breve descrição das alterações).
Verificar no ato de importar se não aparecem mais conflitos. Se aparecem, resolver.
Tempo estimado:
Download do .SHP da prefeitura, abertura no JOSM, alteração das tags, validação e ajustes (internos e externos): 1h.
Upload: 30 min.
Total: 1h30min.
Créditos:
Sérgio (smaprs) em [Link externo oculto para visitantes]